Pois é. Hoje abri um blog e tudo isto é culpa do meu padrinho. Um dia mandou-me um mail que me mostrava um site de receitas. Quando falámos eu disse-lhe que aquele já era meu conhecido e que até não o achava muito especial. E daí saiu a ideia dele: porque é que tu não escreves um site de receitas. Pois é padrinho, ele aqui está, não sei por quanto tempo porque tu sabes que eu tenho pouco tempo livre mas, espero que sejas o meu primeiro seguidor!
terça-feira, 26 de abril de 2011
Tarte cremosa de alheira e bechamel
Como consumidora voraz de revista e livros e tudo o que tem a ver com culinária, comprei mais uma Teleculinária, para se juntar à pilha que já reside cá em casa. Na página 26 da teleculinária gold nº 68 vem uma receitinha que me fez arregalar os olhos. Claro que sofreu as devidas alterações, mas ficou na memória como uma daquelas que tenho que repetir!
Ingredientes:
2 colheres de sopa de azeite
300 gr de espinafres (eu usei 1 pacote de 750 gr de espinafres congelados)
1 alheira (usei de caça)
1 rolo de massa folhada ou quebrada (usei folhada)
1 pacote de 500 ml de bechamel
sal e pimenta qb
Preparação:
Leve ao lume o tacho com o azeite, deixe aquecer, junte os espinafres e deixe-os cozinhar até ficar sem líquido. Retire a pele à alheira, corte-a em pedaços, junte-os aos espinafres até ficar tipo uma pasta. Retire e deixe arrefecer.
Ligue o forno a 200ºc. Forre uma forma com a massa folhada ou quebrada, pique o fundo com um garfo e espalhe dentro a mistura da alheira. Numa tigela, misture o bechamel com as gemas, tempere com sal e pimenta, mexa bem e deite sobre a alheira na tarteira. Leve ao forno durante 40 minutos ou até ficar douradinha. Retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme e sirva morna e decorada a gosto.
Já agora gostava de sugestões para guardar a minha pilha de revistas e se alguém souber quanto fica encaderná-las agradecia a informação.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Adoro alheira, mas nunca a tinha imaginado em tarte. Pode perfeitamente ser confecionada com sobras de alheira. O problema é que cá em casa quando faço alheira nunca sobra. Mas gostei da sugestão.
ResponderEliminarBjs
Patrícia