sábado, 5 de dezembro de 2009

Almoço de fim de semana


O fim de semana finalmente chegou e neste tenho o maridinho em casa o que me dá um pouco mais de folga com os garotos. Por isso o almoço é caprichado, mas não deixa de ser rápido pois as solicitações continuam a ser muitas.
O almoço hoje foi uma carne de porco estufada, arroz de cenoura e esparregado de espinafres. Espero não ser muito pretenciosa a colocar uma receita tão comum, mas espero que gostem.

Para a carne:
Basta escolher um pouco de carne de porco do lombo e temperar de sal, alecrim (um dos meus temperos preferidos) e louro. Numa panela larga fatia-se alho e deixa-se refogar em azeite. Quando começar a ficar lourinho, e em lume forte, coloca-se a carne que se deixa dourar de todos os lados. Acrescenta-se um pouquinho de vinho branco e tapa-se a panela e deixa-se acabar de cozinhar a carne.

Para o arroz de cenoura:
Eu gosto muito de arroz em que o grão fica cozido e fica cremoso, mas nao fica tipo papa, e o meu, feito desta maneira fica sempre bom.
Faço um refogado com cebola, alho e azeite. Neste refogado acrescento a cenoura ralada e quando o refogado estiver a gosto acrescento o arroz que envolvo nestes legumes. Acrescento àgua que tapa o arroz e apenas mais um pouquinho. Normalmente tempero com caldo knorr e deixo começar a ferver. Quando ferver mexo para que o caldo knorr nao fique inteiro, tapo o tacho e desligo o fogão. Fica assim até servir. O resto do calor acaba de cozer o arroz.

Para o esparregado de espinafres:
Cozo as folhas de espinafres apenas em água. Escorro-os. Num tacho lamino o alho e deixo-o corar em azeite, acrescento as folhas de espinafres e envolvo-os no alho e azeite. Com a varinha mágica trituro esta mistura e acrescento um pouco de leite e volto a triturar. Se ficar muito líquido acrescento uma colher de farinha, envolvo. Tempero de sal e vinagre. Fica muuuuito bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário