quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Pão quentinho






Não, desta vez não foi a máquina de pão, mas também está a trabalhar! Este pãozinho vi no blog da Gracinda Neves e desde logo achei que tinha que tentar fazer igual. Não resisti muito tempo e hoje, enquanto fazia o jantar misturei tudo e........ acabadinhos de sair do forno. A receita é muito simples, baseada no Artisan bread in 5 minutes, eu não procedi ao 2º momento de levedura, foram logo para o forno. De aspecto estão como vêem, quanto ao sabor.... vou contar-vos depois.
Quanto á receita:



Ingredientes:
3 copos americanos ou de galão de água morna
15g de fermento granulado (fermipan)
uma pitada de sal
6,5 copos de farinha (eu usei farinha para bolos)

Preparação:
Coloca-se o sal, o fermento e a água numa taça bem grande. Acrescenta-se a farinha toda de uma vez e mexe-se com a colher de pau. Mistura-se tudo sem bater. Tapa-se o recipiente deixando uma pequena abertura, eu usei pelicula film. Deixa-se levedar por 2 horas.
Passadas as 2 horas enfarinha-se por cima da porção que se quer retirar e formam-se bolinhas ou estende-se a massa e recheia-se com o que se desejar. Eu recheei com fiambre e queijo.
A restante massa pode ficar no frigorífico, durante 2 semanas, tapada sem fechar completamente.


Notas: encontrei a receita original no youtube e até em vários sites. No petiscos aparece esta receita com outras quantidades que noutra altura irei experimentar porque esta receita rende muita massa. Além disto a descrição que faço é semelhante à da Gracinda, a receita original faz uma segunda levedura de 40 minutos, eu sou bastante mais apressada!!


A prova: DELICIOSO, Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmm

2 comentários: