sábado, 9 de abril de 2011

Bolo de chocolate com gelado na bimby






O meu filhote mais velho quando chega o fim de semana pede-me sempre para lhe fazer um bolo de chocolate. Nada de estranho se ele pelo menos o provasse mas, não é o caso e quem acaba por comer o bolo de chocolate são os pais e devo dizer que não é, de todo, o meu preferido. Por isso tento sempre encontrar uma receita nova que espero ser realmente do meu agrado. Desta vêz resolvi experimentar a receita do bolo delícia de chocolate que vem no livro base da Bimby. Vou transcrever a receita e deixo 1 alteraçãozita que eu fiz e que a meu ver tornou o bolo ainda melhor.


Ingredientes:

200 gr de açúcar

6 ovos

150 gr de manteiga (usei margarina vegetal)

250 gr de chocolate de culinária (usei 200 gr de chocolate de leite e 50 gr de miniaturas de chocolate com caramelo para aproveitar o que tinha em casa)

50 gr de farinha


Preparação:

Pese o açúcar e reserve.

Coloque a borboleta e as claras e programe 6 min/ vel. 3. Quando faltarem 20 seg para terminar o tempo acrescente pelo bucal da tampa 3 colheres do açúcar reservado. Retire e reserve.

Pré- aqueça o forno a 200ºC.

Retire a borboleta e deite no copo o açúcar restante, as gemas, a manteiga e programe 5 min/ 70º/ vel 4. Adicione o chocolate em pedaços, espere que funda e misture 20 seg/ vel.5. Junte no fim a farinha e misture 10 seg./ vel 5, ajudando com a espátula. Volte a colocar a borboleta, deite as claras em castelo e envolva na vel 2 1/2. Deite numa forma de abrir (eu usei uma forma rectangular de silicone) e leve ao forno durante 10 min.



Este bolo não fica cozido no meio, parece musse de chocolate. Como servi à sobremesa acrescentei uma bola de gelado de baunilha e acompanhei com um café. Estava delicioso!!

4 comentários:

  1. Que bolo tão guloso, então com o gelado é uma
    dupla fantástica!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. ficou com optimo aspecto! Tenho mesmo que experimentar.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela visita e pelo comentário no meu blog.
    Já me fiz tua seguidora, estou a gostar muito do que colocas aqui no blog, parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada por terem visitado a minha cozinha, tambem ja estou a visitar a vossa. esta sobremesa,ate faz crescer agua na boca, ainda nao exprimentei esta receita,pois so tenho a bimby desde o natal,mas ja estou com bastante vontade de a fazer,e este bolo deve ter ficado mesmo delicioso com um toque de caremelo...

    ResponderEliminar