quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Manteiga de alho na Bimby




Yeeeeee!!!, finalmente consegui fazer manteiga na Bimby.
Tenho a dizer que quem não consegue fazer manteiga as culpadas são as natas!!!! No meu caso à 3ª foi de vez!
Experimentei com as natas do lidl....não dá!, experimentei com natas frescas marca continente.....não dá!!! Só deu com as natas gresso. Tem mesmo que ser natas com 35% de gordura, o que não é fácil de encontrar, deve ser culpa da crise!!!! Até as vacas andam a comer ração light!!!
Então fiz assim....

2 pacotes de natas com 35% matéria gorda
sal qb
1 dente de alho

Preparação:
Antes de fazer a manteiga colocar as natas no congelador pelo menos 30 minutos antes de as cozinhar.
Colocar a borboleta na bimby e deitar os pacotes de natas no copo. Bater as natas na velocidade 4. No meu caso demorou cerca de 8 minutos. Não vale a pena pôr tempo, a manteiga tem que ser feita connosco ao lado da máquina porque cada nata passa a manteiga em diferentes tempos. è fácil de ver quando isto acontece, enquanto mistura as natas a máquina tem um barulho semelhante a qualquer outra situação em que está a misturar líquidos, quando passa a manteiga fica com um barulho completamente diferente, um som mais intermitente. Depois é só espreitar e vê-se o soro separado de uma substancia granulosa que é a manteiga. Depois é fácil, para-se a máquina, descasca-se o alho e coloca-se no copo, tritura-se junto com a manteiga, uns segundos na velocidade7. Retira-se a manteiga para o cesto, escorre-se o soro, passa-se por água fria até que esta saia limpa. Transfere-se a manteiga para um papel de cozinha e, gentilmente, seca-se a manteiga. Coloca-se numa taça ou enrola-se em película aderente.

No curso de cozinha da bimby vimos fazer a manteiga desta forma, que não é como está no livro base. Elas aromatizaram-na com pimentos marrone de conserva e estava muito boa. É uma questão de ir variando. Esta receita ficou aprovadíssima!






2 comentários:

  1. Sugiro as natas do "Aldi". Nunca experimentei fazer manteiga na bimby, mas para chantilly estas são ótimas e baratinhas

    ResponderEliminar
  2. Vou ver se encontro um Aldi perdo da minha zona. Vou experimentar. Obrigada pela dica

    ResponderEliminar