segunda-feira, 5 de abril de 2010

Bolo Mousse de leite condensado























Ficou lindo, não? É muito bom, não é muito doce, isto é, não é enjoativo. Encontrei este bolo no blog "desastres culinários" e como sempre coloquei no meu livrinho para experimentar. Numa tarde destas resolvi experimentar e fiz este bolinho com a minha Mãe. Foi uma tarde bem passada!

Ingredientes:
Bolo: 5 ovos
180 gr de açúcar
120 ml de óleo
45g de chocolate em pó
120 ml de água quente
200 gr de farinha de trigo
1 colher de fermento
1 pacote de leite achocolatado ( eu fiz 200ml de leite com 2 colheres de chocolate em pó)

Mousse: 300 ml de natas
1 lata de leite condensado cozido
5 folhas de gelatina
3 claras
3 colheres de sopa de açúcar.

Preparação:
Coloque as folhas de gelatina de molho em água fria. Bata as natas até ficarem cremosas. Junte o leite condensado cozido e bata até obter um creme homogéneo.
Esprema bem as folhas de gelatina e coloque-as numa tigela com uma colher de sopa do preparado das natas e leve ao micro-ondas apenas o suficiente para a gelatina derreter. Misture bem e junte ao preparado de natas. Bata as 3 claras em castelo com o açúcar e incorpore no preparado e deixe solidificar.

Bolo: Bata as 5 gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Junte o óleo e bata mais um pouco. Verta o chocolate em pó previamente dissolvido na água quente, batendo sempre. Acrescente a farinha de trigo e o fermeto, aos poucos. Bata as claras em castelo e incorpore-as ao preparado anterior.
Unte uma forma com 26 cm de diâmetro com manteiga e polvilhe com farinha. Deite o preparado na forma e leve ao forno a 180º durante cerca de 30 minutos. Deixe arrefecer.
Corte o bolo em 3 discos.
Coloque o bolo numa forma de aro. Coloque um primeiro aro no fundo da forma e regue-o com o leite achocolatado. Bata a mousse solidificada e coloque uma camada generosa sobre o disco. Sobreponha outro disco e regue-o novamente. Espalhe o restante mousse e cubra com o último disco. Leve ao frigorífico antes de servir decorado a gosto.

2 comentários: