terça-feira, 29 de junho de 2010

Um desastre culinário fantástico









Este bolo pareceu-me fantástico vi-o no blog da Soraia Silva e fiquei logo entusiasmada. Ainda ontem, entre um colinho e uma papa lá fui fazendo o bolo, deve ter sido por isso que mesmo saindo um valente desastre ele ficou tão bom, tinha muito amor e muito miminho. E passo a explicar, no meio ficou mal cozido e por cima ficou queimado, mas quando provámos, hummmmmm, estava divinal, parecia bolo pudim.
Ingredientes:
massa: 3 ovos, gemas e claras separadas
180 ml de leite
100 ml de óleo
200 gr de açúcar
270 gr de farinha
50 gr de chocolate em pó
1 colher de sobremesa de fermento
recheio:
1 lata de leite condensado
2 latas (das de leite condensado) de leite
3 gemas
3 colheres de sopa de maizena
1 pacote de natas
Preparação:
Comece por preparar o recheio: Misture o leite condensado com o leite, as gemas e a maizena. Leve ao lume para engrossar, mexendo ocasionalmente para não deixar agarrar. Depois de engrossar, retire do lume e deixe arrefecer um pouco. Junte as natas, que devem estar frias e envolva bem, criando um creme homogéneo. Reserve.
Prepare então a massa: Bata as claras em castelo, com uma pitada de sal. Reserve. Bata todos os outros ingredientes até obter uma mistura homogénea e sem grumos. Adicione as claras e envolva, sem bater. Coloque metade da massa numa forma, no meu caso de silicone, se fôr uma forma tradicional deve ser untada e enfarinhada. Espalhe o creme com uma colher, em cima da primeira massa mas só no centro, sem chegar aos bordos da forma. Coloque a restante massa por cima do creme e leve ao forno pré-aquecido a 180º. Faça o teste do palito para verificar a cozedura.


















2 comentários:

  1. O que parece que aconteceu foi que o recheio, que não deveria sair do centro, alastrou para as bordas.
    Como o recheio é para ficar mole o resultado foi que o bolo parece mal cozido, quando na verdade tem é recheio até à borda, o que impede de desenformar bem e de manter a estabilidade.
    De qualquer maneira acho que ficou muito bem!
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana..
    Vim conhecer o teu cantinho e fiquei muito contente por ver que testaste uma receita minha e que apesar do "desastre" gostaste :)
    O que aconteceu foi mesmo o que a Luísa disse. Tens que voltar a repetir essa maravilha mas tendo o cuidado para não deixar o recheio tocar nas bordas da forma..
    Vais ver que vais ter uma agradável surpresa!!

    beijinhos*

    ResponderEliminar